O Patrimônio Rural de Mossoró: A Experiência do Inventário Participativo na Identificação de Bens Culturais.

  • Autor
  • Maria Heloiza Batista da Silva
  • Co-autores
  • Ana Paula Alves de Oliveira , Herolayne Karina Batista da Silva , Gerciane Maria da Costa Oliveira
  • Resumo
  • O objetivo principal da investigação consistiu em problematizar a abrangência do conceito de patrimônio rural mediante a utilização do inventário participativo na identificação dos aspectos da cultura nas comunidades rurais de Mossoró, Rio Grande do Norte. A fase inicial da investigação consistiu no trabalho de revisão bibliográfica partindo do conceito “patrimônio rural”, “inventário participativo”, “educação patrimonial” sendo os referenciais teóricos da investigação, Tognon (2010), Reis (1979) e o Instituto do Patrimônio Histórico e [Artístico Nacional – IPHAN (2016). Na etapa posterior foram aplicadas fichas do inventário (fichas do projeto, ficha do território, ficha de lugar, ficha de saberes, ficha de objetos, fichas de formas de expressão e fichas celebração) presencialmente e em formato digital com a utilização do formulário Google em decorrência dos transtornos ocasionados pela pandemia do COVID-19, no início do ano de 2020. O universo da pesquisa foi constituído de uma jovem e cinco adultos, todos ainda residentes na comunidade. Localizada a 29 km da sede Mossoró, a comunidade MAISA (Mossoró Agroindústria S/A) com uma população de aproximadamente 2.400 famílias é resultado de uma antiga empresa privada fundada em abril de 1968 que funcionou até o ano de 2002. Contudo ao remontarmos o histórico de fundação da Comunidade foi possível observar que já existia uma dinâmica comunitária anterior à chegada das fábricas, como relatou o entrevistado 1,“A comunidade surgiu nos anos 72 a 77 com os desmatamentos, em seguida com as construções das casas, escola, postinhos de saúde, centro social, Fundação Aproniano Sá uma pequena prefeitura para organizar as coisas da comunidade uma biblioteca na qual tinha o nome João Liberalino Neto campo de futebol uma creche para as crianças, jardim de infância....daí veio as pessoas [sic] morar na comunidade e começou com a colheita do caju e poda do cajueiro mas pra felicidade da comunidade veio a construção da Fábrica de suco do central onde os empregos só aumentavam (...)”. Com efeito, a chegada das fábricas na Comunidade é apontada como um evento de grande importância, assim como seu fechamento.  As construções estruturais de uma cidade, sítio ou de uma comunidade rural ou urbana não são constituídas apenas de valores físicos, os sujeitos envolvidos atribuem seus valores sentimentais a partir do que está se desenvolvendo no seu lugar de vivência, trazendo sempre à memória momentos de grande importância para suas vidas. Esse valor sentimental é também perceptível na preocupação em preservar certos ambientes da comunidade. No que diz respeito aos bens patrimoniais estes não se restringem apenas às construções de pedra e cal, a cultura do lugar também possui valor patrimonial, agindo como referência da comunidade, como exemplo citado pelos moradores temos as festividades religiosas, feiras culturais e eventos educacionais, possuindo valor de sustentabilidade econômica. Em suma, na análise feita a partir dos questionários on-line e presenciais foram destacados espaços, construções, festas e objetos que remetem à memória e à identidade da comunidade, com isso podemos perceber a importância educacional, econômica e sentimental que os bens culturais assumem nestes lugares de vivência.

  • Palavras-chave
  • Patrimônio Rural, Inventário Participativo, Cultura.
  • Área Temática
  • Ciências Humanas
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